quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dia Mundial das Áreas Úmidas - Você conhece as do Amapá?

Matéria reproduzida do site Amapá nas Costas

Visando o manejo adequado dessas áreas, no dia 02 de fevereiro de 1971, foi realizada a Convenção de Ramsar, no Irã, que culminou em um tratado assinado por diversas nações. Com isso, o dia 02 de fevereiro ficou marcado internacionalmente como o Dia Mundial das Áreas Úmidas.
Área Central do PARNA Cabo Orange. Foto: Arquivo PNCO

As áreas úmidas são zonas fundamentais para manutenção do bem-estar, tanto de espécies da fauna e da flora, quanto de populações humanas de áreas urbanas e/ou rurais. Funcionam como reguladores de temperatura e de regimes hídricos e cumprem papéis de caráter socioeconômico, recreativo e cultural. Por ser uma interface entre ambientes de terra firme e áreas aquáticas, são zonas com ampla diversidade de espécies da fauna nativa e migratória, que os utilizam como berçários e áreas de reprodução.

No Amapá, podemos encontrar diversas áreas úmidas, continentais ou costeiras. Algumas presentes dentro de Unidades de Conservação, como no Parque Nacional do Cabo Orange, Estação Ecológica de Maracá-Jipioca, Reserva Biológica do Lago Piratuba, Reserva Biológica do Parazinho, Reserva Extrativista do Rio Cajari, APA do Curiaú e APA da Fazendinha. Nas áreas urbanas, temos as APP’s, conhecidas como áreas de ressaca, a exemplo da Lagoa dos Índios.

Após relatos de comunitários da presença de Flamingos no Lago Bom Nome (Município de Amapá), as equipes do ICMBio Amapá realizaram em janeiro, o avistamento das aves no local, sendo essas da espécie Phoenicopterus ruber. Segundo os comunitários, no mês de outubro, era possível encontrar um bando de cerca de 4.000 indivíduos que começam a migrar no início das chuvas. Acredita-se que os indivíduos utilizam o local como área de reprodução e berçário da espécie.
 Flamingos no Lago Bom Nome. Foto: Girlan Dias

 Flamingos no Lago Bom Nome. Foto: Girlan Dias

Atualmente, 168 países são signatários do tratado da Convenção de Ramsar. No Amapá, o Parque Nacional do Cabo Orange tem o status de Sítio Ramsar, que afirma que a área é prioritária para conservação. No Brasil, temos um total de 13 Sítios Ramsar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário