terça-feira, 14 de maio de 2013

ESEC de Maracá-Jipioca sob nova gestão

Iranildo Coutinho, Chefe da Estação Ecológica
Maracá-Jipioca. Foto: Renata Ferreira

A Estação Ecológica de Maracá-Jipioca, localizada no litoral do estado do Amapá, tem um novo gestor. Em janeiro, o analista ambiental, Iranildo Coutinho, assumiu a gestão da Unidade de Conservação (UC), em substituição ao analista ambiental Admilson Stéphano, que atuou por mais de 10 anos na gestão da UC.
Estação Ecológica (ESEC) é uma unidade de conservação de proteção integral e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É proibida a visitação pública, exceto com objetivo educacional, e a pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável.
A ESEC Maracá-Jipioca, criada pelo decreto nº. 86.061, de 02 de junho de 1981, engloba as ilhas Maracá Norte, Maracá Sul e Jipioca, totalizando uma área de 72 mil hectares, protegendo áreas de mangues e campos inundáveis, que funcionam como berçários e áreas de abrigo a diversas espécies vegetais e animais da zona de influência do estuário amazônico e costeiro marinho. O órgão federal responsável por sua gestão é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O analista ambiental Iranildo Coutinho é geógrafo, amapaense, formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e esteve na equipe da Reserva Biológica (REBIO) do Lago Piratuba/AP desde 2005, já tendo trabalhado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Estado do Amapá (SEMA/AP) e como professor na rede pública estadual e municipal, do município de Macapá.
Tem como objetivos principais em sua gestão dotar a unidade de estruturas físicas adequadas para funcionar como estação de pesquisa; proporcionar a gestão participativa; melhorar a relação com os pescadores apoiando no ordenamento pesqueiro; e promover a proteção da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário